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Nova Fátima,22/01/2025

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COM NOVO MARCO HISTÓRICO, BYD INICIA OBRAS DE COMPLEXO FABRIL QUE DEVE GERAR 10 MIL EMPREGOS NA BAHIA

O complexo em Camaçari é o maior polo industrial da BYD fora da China e conta com o investimento de R$ 3 bilhões.


COM NOVO MARCO HISTÓRICO, BYD INICIA OBRAS DE COMPLEXO FABRIL QUE DEVE GERAR 10 MIL EMPREGOS NA BAHIA Foto: Matheus Landim/GOV-BA

Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (5), no
polo industrial de Camaçari, a gigante chinesa BYD deu o pontapé inicial para a
instalação do complexo fabril que produzirá veículos elétricos na Bahia. A
partir de agora, a fábrica será construída do zero, em 330 mil metros quadrados
de área sem edificações e, a partir da segunda etapa do projeto, o antigo
complexo da Ford será reformado para ser utilizado para atração e a implantação
da cadeia de fornecedores.

O início da construção dá continuidade ao processo de
instalação do maior polo industrial da BYD fora da China, que conta com o
investimento de R$ 3 bilhões. A montadora produzirá veículos elétricos e
híbridos de passeio, chassis de ônibus e caminhões elétricos a partir de 2025,
com geração de cerca de 10 mil empregos diretos no estado. Também está entre os
objetivos, nos próximos cinco anos, o processamento de lítio e ferro fosfato,
que vão ser usados nas baterias dos veículos.

O governador Jerônimo Rodrigues e os secretários estaduais
da Fazenda (Sefaz) e de Desenvolvimento Econômico (SDE), Manoel Vitório e
Ângelo Almeida, respectivamente, participaram da cerimônia e assinaram contrato
de compra e venda do imóvel, pertencente ao Estado, que concederá, a partir da
data, o uso da área pela fabricante. Na celebração também estiveram presentes o
presidente da BYD Brasil, Tyler Li e Alexandre Baldy, conselheiro especial da
companhia

Além dos empregos gerados, um dos impactos sociais e
econômicos previstos é a descarbonização do segmento automobilístico. O
governador Jerônimo Rodrigues afirma que esse momento foi muito aguardado pela
população de Camaçari.

“Estamos falando de 10 mil empregos e, ao mesmo tempo,
empregos que descarbonizam o meio ambiente. E, além do mais, é a imagem do Brasil.
Quando a BYD se instala na Bahia, em Camaçari, os carros que serão exportados
deste local levarão a imagem e o nome de Camaçari. Muita gente virá a Camaçari
para fazer negócio, para conhecer a planta, entender como funciona. Precisamos
reconceituar os polos industriais do Brasil, principalmente aqueles que tinham
e têm ainda uma base muito carbonizada. Então, o Governo do Estado também
voltará a Camaçari para dar ordens de serviços, licitar obras, dirigidas ao
povo de Camaçari, mas muitas delas em função dos investimentos da BYD”, expôs
Jerônimo Rodrigues sobre os projetos elaborados para os próximos anos na cidade
conhecida pelo desenvolvimento industrial.

O chefe do executivo também compartilhou que, antes da BYD
chegar a Bahia, já estavam sendo feitos aportes em segurança pública, educação
para formação de mão de obra para atuar nas obras e fábrica, em água e
esgotamento sanitário e estruturas de saúde. “A cidade vai ganhar um novo
perfil de público, estimulando, inclusive, através da Secretaria da Fazenda,
novos investimentos em pousadas, hotéis, restaurantes, bares”, completou.

Segundo Alexandre Baldy, conselheiro da BYD no Brasil, a
ideia é criar uma rede de fornecedores locais. “A BYD tem como política de
progresso, de investimento, atrair para dentro do seu polo fabril o maior
número possível de fornecedores locais e nacionais. Em alguns modelos nossos,
existem mais de 73% de fabricação de partes e peças dentro da planta industrial
e aqui esse objetivo será nessa direção. Portanto, os investimentos de mais de
3 bilhões de reais, que somarão em torno de 10 mil empregos diretos gerados,
farão com que esses modelos sejam fabricados aqui [em Camaçari] em 2025. Nosso
objetivo é que, ao fim deste ano, consigamos ter, na primeira fase, carros
sendo montados nessa planta, que nós tenhamos a fabricação completa saindo para
Camaçari, para a Bahia, para todos os estados do Brasil”, declarou.

“Em cinco anos, almejamos o processo de nacionalização de
componentes locais e, certamente, um dos objetivos é a fabricação das baterias
de lítio. Esse é um dos investimentos que não estão mencionados nesse pacote
aqui anunciado, dentro de um planejamento para que, em uma discussão com os
governos federal e estadual, consigamos aumentar, pelo menos, 70% os
componentes locais em solo brasileiro”, detalhou o conselheiro da BYD.

















Em outubro de 2023, a empresa foi autorizada a realizar
estudos ambientais e de viabilidade na área. Nesse período, lançou, ainda, a
pedra fundamental do conjunto de fábricas.




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